O visual merchandising faz parte desse grande segmento do marketing na moda, o visual merchandising é aplicado de várias formas, citarei alguns dos pontos mais estratégicos nas lojas e departamentos aplicados pelos vm's.
A vitrine é o grande cartão de visita da loja, é o primeiro impacto para com o cliente, da vitrine já conseguimos conquistar um grande número de clientes que vão adentrar a loja e verificar os outros produtos que a mesma possui, por isso é fundamental que a vitrine esteja sempre bem produzida, limpa e organizada.
A vitrine é o grande cartão de visita da loja, é o primeiro impacto para com o cliente, da vitrine já conseguimos conquistar um grande número de clientes que vão adentrar a loja e verificar os outros produtos que a mesma possui, por isso é fundamental que a vitrine esteja sempre bem produzida, limpa e organizada.
Na área interna da loja os displays* devem estar caracterizando cada setor, por exemplo, setor casual, o display devem estar todo caracterizado nesse estilo de vida, pois o cliente que possui esse estilo deve chegar e já identificar o seu "setor" e terá facilidade em encontrar os produtos de seu gosto, devemos pensar que nem sempre o cliente tem tempo para procurar em todos os cantos da loja as peças do seu gosto.
O merchandising já é feito conforme cada estilo de vida, por exemplo dentro do setor jovem, temos os temas rock e vintage, o tema rock tem como cores predominantes preto, vermelho, branco e azul, essas cores deverão estar dentro do mesmo universo/blocos (referentes a espaços na parede para esses produtos) , depois teremos um outro bloco voltado para o tema vintage utilizando as cores, rosa, branco, bege, lilás e assim por diante, além disso toda a organização das peças devem estar em harmonia, oferecendo looks* já prontos para que o cliente tenha fácil acesso e tire desses looks ideias para montar os seus próprios, essas são algumas formas de encantar o cliente de imediato.
Este exemplo foi baseado em lojas de roupas, mas também podem ser utilizadas em outros produtos como acessórios, esmaltes, bolsas, tudo é baseado em um estudo sobre tendências/público alvo.
* Exerci por cerca de 03 anos a profissão de visual
merchandising e sei o quanto o marketing se encaixa dentro da moda, para fazer
um trabalho bem feito, era totalmente necessário fazermos pesquisas para saber
o público alvo de cada loja, seguirmos todas as orientações, pois as cores
certas e produtos certos causam um encantamento/atração ao cliente, os preços.
A moda sempre tão extensa e tão diversa e o marketing com as suas estratégias
fazem um trabalho perfeito, de inovação e crescimento.
Um pouco sobre meu perfil profissional:
Atualmente trabalho na área comercial de um escritório de
contabilidade, atendendo a novos e antigos empresários, tento implementar a
minha facilidade e gosto em lidar com o público e os conhecimentos em marketing
que tenho aprendido para captar clientes e passar para o escritório.
Att. Ana Paula Schott Da Cruz
Att. Ana Paula Schott Da Cruz
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